terça-feira, agosto 17, 2010

Praia da Estela vista pelo buraco da fechadura

[Foto: JMG]
Fazemos topless, sempre. E nudismo, quando nos apetece. Onde nos apetece. E não frequentamos praias naturistas. É ali, onde calha. E nunca fomos olhados de lado por causa disso. Nem de frente. Também nunca nos sentimos motivo de particular repulsa. Nem nunca nos concentramos em quem, ao lado, longe ou perto, faz o mesmo. Um país civilizado, quase chegámos a pensar. Claro que depois não resistimos a olhar, a olhar furiosamente, quando vemos alguém fazer pic-nics na praia e a deixar vestígios disso. Também não resistimos a olhar quando vemos alguém fumar e enterrar as beatas na areia. Muito menos resistimos a olhar quando alguém decide resolver crises matrimoniais aos gritos em pleno areal. Ou em quem despeja açoites como baldes de água a propósito de nada em cima de uma criança. Nem sempre somos assim tão civilizados, pois. Mas não parecia o pior dos mundos, apesar de tudo...

... até que a praia da Estela, na Póvoa de Varzim, se tranformou em assunto nacional. Via Partido Socialista, o que torna o assunto ainda mais triste. Nas últimas semanas, os poveiros decidiram insurgir-se contra quem apanha sol despido. "É uma ofensa", dizem. "Sobretudo para as crianças". E, à boa maneira afegã, saíram artilhados de paus e pedras decididos a fazer justiça pelas próprias mãos. Colocam vidros no chão e fazem esperas aos veraneantes. Consta que já terão tentado afogar alguns. Com orgulho. E o PS está com esta gente. Com esta gente que diz que "os naturistas são pedófilos e homossexuais". Que se masturbam a céu aberto e "fazem sexo"  à vista de toda a gente. Que estão ali para provocar. Para ofender a imaculada moral dos que se não despem. Importam-se de repetir?!

A única coisa mais triste do que a falta de tolerância é mesmo a ignorância. A ignorância caucinada por um partido político não é só triste, é tétrica. E muito mais vergonhosa do que um corpo nu.  

2 comentários:

  1. Bom Post. E foi este o partido que legalizou o casamento homosexual...

    ResponderEliminar
  2. estes tentam gozar um pouco mais a vida, estes criticos contra-naturalistas em casa certamentebatem ás mulheres e não será mais vergonha?

    ResponderEliminar