sábado, agosto 28, 2010

Imprensa a criar excêntricos todas as semanas

"O mundo tem com certeza muitos defeitos, mas o maior é esta mania dos sonhos. Porque quem sonha julga-se automaticamente especial. Como é especial, o seu sonho será real mais tarde ou mais cedo. Esta teima de que toda a gente é especial é um enorme aborrecimento. Alguém que se julga muito especial dificilmente percebe que é tão especial como um grão de areia na praia."
Pedro Boucherie Mendes, Index, i

"Eternos perdedores, expulsos vezes sem conta dos seus próprios países, os romas tiveram direito ao mesmo tratamento dado aos judeus nos campos de concentração nazis. Mas nem a História recorda o seu meio milhão de mortos durante o Holocausto. Párias de sempre, foram sendo, como os judeus, bode expiatório de todos os males. Como todos os povos sem terra, foi o isolamento que os salvou. (...) Hostilizados por todos os regimes, aprenderam a desconfiar dos estranhos e a recusar qualquer contrato social. Mas eles são, desde a Idade Média, tão europeus como qualquer europeu.
Daniel Oliveira, Expresso

"O que Nicolas Sarkozy está a fazer em relação aos ciganos é uma vergonha para quem conhece a história da Europa."
Editorial, Expresso

"Quando um chefe de Estado ou de governo está em dificuldades por causa dos efeitos das medidas de austeridade, nada melhor do que a exploração de preconceitos através de uma expulsão de ciganos mediatizada, como fez Sarkosy. Por cá, em matéria de imigração, há ainda um consenso importante entre PS e PSD. Mas quando a situação se complica, aperta-se o cerco aos «malandros dos beneficiários do rendimento mínimo» e faz-se disso bandeira de contenção da despesa. É, de facto, o caminho mais fácil. Afinal, muita gente ganha pouco mais do que eles e tem de trabalhar. Essas pessoas e esses sentimentos existem."
Pedro Adão e Silva, i

"Os portugueses não confiam pura e simplesmente no regime: nos políticos do regime e nos partidos do regime. Ora, estando num sarilho sem ajuda, deviam em princípio andar aflitíssimos. Mas não andam. Porquê? Porque pensam (47%) que, se for preciso, a Europa lhes deitará a mão ou que, em geral resolverá a crise (28%). Por outras palavras, de «sopa do convento» a Europa ascendeu à categoria mais seráfica de um novo D. Sebastião."
Vasco Pulido Valente, Público

"O primeiro-ministro pede confiança a um país que não encontra motivos para confiar nem nos responsáveis pela condução dos seus destinos nem daqueles que se propõem substituí-los. Ou porque as prioridades que apresentam, como a revisão constitucional ou os apelos indirectos a novas eleições, no caso de Passos Coelho, não correspondem às urgências a que é preciso acudir, ou porque os seus discursos não colam à realidade, como sucede com um primeiro-ministro apostado em mostrar apenas o lado menos sombrio da realidade."
Fernando Madrinha, Expresso

[Pedro Passos Coelho] "ouve-me quando quer. E, às vezes, quando não quer."
Ângelo Correia, Expresso

"A tarefa de Teixeira dos Santos é difícil. Ter um primeiro-ministro que ao mais ténue sinal de crescimento resolve fazer um festejo itinerante não ajuda muito. Ter um governo que olha para o calendário com a firme ideia de que melhores tempos virão ainda ajuda menos. Curiosamente, o principal aliado político de Teixeira dos Santos é o Presidente da República. Cavaco Silva reconhece competência técnica e firmeza política no ex-professor de Economia da Universidade do Porto."
Ricardo Costa, Expresso

"Raros são os políticos que entendem o exercício de um cargo de poder como serviço à comunidade é uma função transitória e que não se deixam transformar pelas mordomias, as excelências e as louvaminhices. O passo, o olhar, o modo de falar, as vestimentas - tudo se lhes põe a rutilar como cauda de pavão. E nunca mais regressam ao normal."
Inês Pedrosa, Única

"A ganância não é um mal próprio de um regime, de um estilo, do capitalismo ou do neoliberalismo, É, com raras excepções que confirmam a regra, inerentes à condição humana. Acene-se com muito dinheiro e lá está ela. Por vezes, até com crimes à mistura."
Henrique Monteiro, Expresso

"O boom de plataformas de media social, diversas em temas e localização geográfica, são a prova viva de como o cidadão-consumidor assumiu o poder e passou, ele mesmo, a ser um media."
Alberto Rui, caderno de Economia, Expresso

"Emocionei-me recentemente quando o New York Times publicou um artigo a três colunas na primeira página dizendo que a política de energia em Portugal devia servir de exemplo a Obama."
Manuel Pinho, ex-ministro da Economia, DN

"Há nomes de pessoas no processo Casa Pia, que não são ligadas ao PS e ligadas a outros partidos. Se recuarmos até 2002 e analisarmos a situação política na altura, há que ver a ligação entre as pessoas proeminentes desta situação, desde a dra. Teresa Costa Macedo, ao dr. Bagão Félix... Ver que ligações e que tipo de actuação política estava em jogo, e que tipo de negociação - política e não só. E por que é que o artigo da revista Le Point, que acusa dois ministros da altura de serem pedófilos, não teve continuação."
Carlos Cruz, i

[Obrigatória a crónica de Inês Nadais, "Os livros", na rúbrica "Porque é Verão", no Público]

Sem comentários:

Enviar um comentário