segunda-feira, outubro 04, 2010

Paulo Ribeiro em dose dupla no CCVF


A programação de dança contemporânea do 4º trimestre do Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, arranca no próximo fim-de-semana, em dose dupla, com “Maiorca” (sexta-feira, 8 de Outubro) e “Paisagens…Onde o Negro é Cor” (sábado, 9 de Outubro), da companhia Paulo Ribeiro.

Em “Maiorca”, seis bailarinos interpretam a coreografia criada por Paulo Ribeiro ao som dos 24 Prelúdios de Chopin tocados, ao vivo, por Pedro Burmester. Cumpridos 25 anos desde que criou a sua primeira coreografia, Paulo Ribeiro cria aqui a dança à dimensão da música, provocando o público a deixar-se transportar sem reivindicar a racionalidade, tantas vezes redutora, da razão.

O desafio para Paulo Ribeiro coreografar um espectáculo a partir dos Prelúdios do compositor polaco foi lançado, há vários anos, por Jorge Salavisa quando o actual director do Teatro São Luiz ainda estava à frente do Ballet Gulbenkian. Para Salavisa, o movimento vigoroso do coreógrafo e o romantismo associado à música de Chopin poderiam resultar numa criação de forte temperamento.

Após as criações à volta do Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa e a sua inerente teatralidade, o regresso à coreografia pura e à capacidade do gesto de criar dramaturgias diversas impôs-se como uma necessidade premente. Em “Maiorca”, Paulo Ribeiro volta à essência. Para o coreógrafo não é o movimento que conta, é a sua génese; não é o coração, é a alma. Já Chopin fazia a apologia da primazia da forma, em detrimento da alma. É neste contra-ciclo, que coreógrafo e compositor se encontram. Ao fim de 25 anos de criações, o desafio maior para Paulo Ribeiro continua a ser o de tornar a dança uma arte que convoca todos, independentemente das particularidades de cada um.


“Paisagens…Onde o Negro é Cor” resulta do projecto Dedicatórias, uma homenagem de Paulo Ribeiro a várias cidades do país, onde se inclui Guimarães. Nove cidades portuguesas e uma ideia comum: fazer uma dedicatória a cada um dos espaços urbanos a partir dos seus teatros ou de um dos seus espaços culturais, como forma de homenagear as cidades que inspiram os intérpretes a criar curtos solos, que reflectem uma visão concentrada, mas deliberadamente superficial ou se preferirem turística. Em “Paisagens…Onde o Negro é Cor”, Paulo Ribeiro constrói dedicatórias ancoradas em algo que lhe foi comum em todas as cidades e que lhe proporcionou a mais bela surpresa deste percurso por Portugal: a qualidade humana dos encontros. O resultado final é uma cartografia dançada sobre a identidade e a geografia sentimental destes nove espaços lusos.

No âmbito da programação de dança do Centro Cultural Vila Flor, ainda este mês, no dia 23, o CCVF apresenta ainda “Local Geographic”, do coreógrafo Rui Horta. No dia 17 de Dezembro será a vez do conceituadíssimo Alain Platel juntar-se a esta programação com o espectáculo “Out of Context – For Pina”, da companhia belga Les Ballets C de la B.

Assinatura especial no valor de 30 euros dá acesso aos quatro espectáculos.
Grande Auditório do CCVF, 22 horas
Guimarães

Sem comentários:

Enviar um comentário