segunda-feira, novembro 15, 2010

Niqabizar a publicidade


Chama-se princesa Hijab, recusa revelar se é homem ou mulher, é apenas artista e, desde 2006, dedica-se a pintar com caneta preta véus islâmicos nos cartazes publicitários que abundam em Paris. Uma intervenção de rua que está a intrigar os franceses. O metro é a tela principal da princesa Hijab, artista misteriosa de voz andrógina, que aparece sempre em público de capuz e encobre o rosto com madeixas de cabelo afro, dificultando a descoberta da sua identidade. Uma espécie de Banksy, mas de provocação dirigida, uma vez que a proibição do véu, em França, deu aso a longo debate e controvérsia.

 A artista dedica-se a vestir os rostos femininos e masculinos das campanhas publicitárias com véus islâmicos: hijabs e niqabs. "Aproprio-me de símbolos, no caso, a publicidade e o véu. E com isso construo a minha alegoria", explicou, por telefone, à BBC Brasil. "No início, esperava para ver a reacção das pessoas. Algumas ficavam chocadas, outras espantavam-se ou ficavam intrigadas com aquilo", afirma.


Hijab explica ainda que a ideia de “niqabizar” (niqab é o véu que deixa apenas os olhos de fora) modelos em anúncios na estação de metro surgiu em 2006, quando trabalhava com moda. “Fazia roupas que cobriam o corpo. Era um pouco como uma burca, mas mais colada ao corpo”, conta. Consciente do impacto do que agora faz, adianta: "Paris é a capital da moda. É um acto forte fazer isso aqui".


Forte porque o véu islâmico contraria, na opinião de vários políticos franceses, os princípios "republicanos" e os valores de laicidade do país. A sua proibição, em Setembro deste ano, causou protestos em parte da comunidade muçulmana e tem sido utilizada por militantes islâmicos como motivo de ameaças de actos extremistas contra o território francês. Princess Hijab admite que o seu trabalho "causou incómodo no início" e que, por isso, "poucas pessoas queriam falar dele". A artista prefere manter-se à margem do debate. "Sou artista", insiste. "Nunca pretendi ser a bandeira de uma comunidade".

1 comentário:

  1. Foi a única notícia que me interessou hoje. E lembrou-me logo o Banksy, de facto.
    Muito bom ter-se aventurado por aquelas bandas.

    bj.

    ResponderEliminar