sexta-feira, março 03, 2006

Rui Rio é um energúmeno?

Augusto M. Seabra está a ser julgado no Tribunal Criminal por ter escrito em 2003 que o presidente da Câmara do Porto é um energúmeno. Não seria mais importante aferir se Rui Rio é efectivamente um energúmeno do que discutir se energúmeno é um insulto? E no caso de ser confirmada, mesmo que pontualmente, a primeira hipótese, que culpa poderá ter o cronista do Público de o autarca ter uma esposa frágil, incapaz de aguentar os duelos políticos do seu mais-que-tudo? Não seria até justo que Seabra pedisse uma indemnização? Não sei se ele é casado, mas se for, não poderá também a sua mulher sentir-se incomodada por ver que a arte do seu marido - escrever é uma arte -, não só não é compreendida como é transformada num potencial alvo de sanção?
E depois, tanto quanto vejo nos filmes, as sessões em tribunais obrigam sempre àquele ritual da mão direita empinada (ou é no peito?): "Juro dizer a verdade, só a verdade e nada mais do que a verdade". Alguém no seu perfeito juízo e com a exigida verdade consegue imaginar que Rui Rio, após a leitura da famigerada crónica, se despenhou em lágrimas e desatou a citar Florbela Espanca: "Quem nos deu asas para andar de rastos?/ Quem nos deu olhos para ver os astros/ Sem nos dar braços para os alcançar?!..." E a sua mulher, comovida, a consolá-lo: "Rui, amor, achas mesmo que vale a pena continuares na política?"
Haja decoro e poupem-se!
Energúmeno: s.m. possesso do Demónio; [fig.] pessoa que, dominada por uma obsessão, pratica desatinos (Do grego energoúmenos, «possesso», pelo latim energumenos, «possesso do domónio»).
Dicionário da Língua Portuguesa. Porto Editora, 8ª edição
Energúmeno: s.m. pessoa que, dominada por uma obsessão ou fúria, pratica disparates; [fig] pessoa desprezível ou ignorante; [ant.] pessoa possuída perlo demónio; possesso
Grande Dicionário de Língua Portuguesa. Porto Editora, 2004
Energúmeno: desnorteado; endemoninhado; espiritado; exaltado; fanático; furioso; louco; possesso
Dicionário de Sinóninos. Porto Editora, 2ª edição

1 comentário:

  1. Oh, lady, não acha que há muitos dicionários muito melhores do que estes três? ...Ou tem alguma avença com a empresa Porto Editora?
    A uma profissional do seu gabarito, não fica nada bem citar dicionários tão vulgares.

    ResponderEliminar