segunda-feira, fevereiro 14, 2011

Clarice Lispector: Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres


"E então tu não quiseste mais nada. E paraste com a possibilidade da dor, o que nunca se faz impunemente. Paraste apenas e nada encontraste além disso. Eu não digo que tenha muito, mas tenho ainda a procura intensa e uma esperança violenta. Não essa tua voz baixa e doce. E eu não choro, se for preciso um dia grito. Estou em plena luta e muito mais perto do que se chama de pobre vitória humana do que tu, mas é vitória. Eu já poderia ter-te com o meu corpo e a minha alma. Esperarei nem que sejam anos até que também tu tenhas corpo-alma para amar. Nós ainda somos novos, podemos perder algum tempo sem perder a vida inteira. Mas olha para todos ao teu redor e vê o que temos feito de nós e a isso considerado a vitória nossa de cada dia. Não temos amado acima de todas as coisas. Não temos aceitado o que não se entende porque não queremos passar por tolos. Temos amontoado coisas e seguranças por não nos termos um ao outro. Não temos nenhuma alegria que não tenha sido já catalogada. Temos construído catedrais e ficado do lado de fora, pois as catedrais que nós mesmo construímos, tememos que sejam armadilhadas. Não nos temos entregue a nós mesmos, pois isso seria o começo de uma vida larga e nós a tememos. Temos evitado cair de joelhos diante do primeiro de nós que por amor diga: tens medo. Temos organizado associações e clubes sorridentes onde se serve com ou sem soda. Temos procurado salvar-nos, mas sem usar a palavra salvação para não nos envergonharmos de sermos inocentes. Não temos usado a palavra amor para não termos de reconhecer o seu contexto de ódio, de amor, de ciúme e de tantos outros contraditórios. Temos mantido em segredo a nossa morte para tornar a nossa vida possível. Muitos de nós fazem arte por não saber como é a outra coisa. Temos disfarçado com falso amor a nossa indiferença, sabendo que a nossa indiferença é angústia disfarçada. Temos disfarçado com o pequeno medo o medo maior e por isso nunca falamos do que realmente importa. Falar do que realmente importa é considerado uma gafe. Não temos adorado por termos a sensata mesquinhez de nos lembrarmos a tempo dos falsos deuses. Não temos sido puros e ingénuos para não rirmos de nós mesmos e para que no fim do dia possamos dizer "pelo menos não fui tolo" e assim não ficarmos perplexos antes de apagar a luz. Temos sorrido em público do que não sorriríamos quando ficássemos sozinhos. Temos chamado fraqueza à nossa candura. Temo-nos temido um ao outro, acima de tudo. E a tudo isso chamamos a vitória nossa de cada dia."

[Eduardo Prado Coelho: "Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres é uma história de amor que reúne para sempre Loreley e Ulisses, duas personagens míticas, o homem e a mulher. Ulisses, professor e cosmopolita, vai iniciar Loreley ao amor, vai guiá-la na aprendizagem. Este amor requer que o mundo organizado e quotidiano de cada um vacile, que a representação social e comum que cada ser constrói para si próprio e para os outros se desmorone. Representação social que muitas vezes lhe devolve uma falsa identidade e a partir da qual percepciona o mundo. Tudo isto vai ruir, e aos poucos cresce um amor infinito porque é infinitamente renovável aquilo que o alimenta: a capacidade de ambos ficarem apenas sendo, atentos aos fulgores simples e intensos do universo."]

Encontrámos este livro na prateleira quando procurávamos outros livros. Nunca tínhamos lido Clarice Lispector, antes de tudo por ser brasileira (ainda que nascida na Ucrânia) - e nós odiamos ler em brasileiro -, embora tivéssemos alguma, muita, cada vez mais curiosidade sobre ela. Começámos a folhear o livro ao calha, depois voltámos atrás e recomeçámos a ler, ainda sentados no chão diante da prateleira. Quando demos por nós, tínhamos as pernas dormentes e o livro lido. Entendemos, finalmente, o mito Lispector. 

Sem comentários:

Enviar um comentário