sexta-feira, junho 16, 2006

Eu é que sou a padroeira!

Numa sebenta dedicada às festas do S. João no Porto, que anda a ser distribuída por aí, Rui Rio assina um texto no qual diz que "S. João Baptista é o padroeiro da cidade", assegurando que "a população portuense nunca se poupou a esforços na organização das comemorações em sua honra". Está enganado e fica-lhe mal. A padroeira do Porto é a Nossa Senhora da Vandoma. A lenda vem explicada num dos sites mais concorridos da cidade (www.portoturismo.pt) e a santa tem inclusivamente uma imagem do século XIV na Sé Catedral. Não deveria um autarca saber isto?!!

4 comentários:

  1. Deixa lá, que o senhor presidente ainda vem explicar que foi um "lapsus lingaue"...

    ResponderEliminar
  2. Depois do "lapsus linguae" (foi gralha, já sei) do senhor Amargura, cumpre-me armar ao pingarelho e dizer que o orago do Porto, até 1952, isto é, antes de a Senhora de Vandoma ser a tal elevada por D. António Ferreira Gomes, era S. Pantaleão. Quanto ao dia de S. João, é feriado municipal desde que os leitores do Jornal de Notícias assim decidiram, em referendo realizado em Janeiro/Fevereiro de 1911. Outros tempos.

    ResponderEliminar
  3. O senhor Rio pode não dominar a História ou a Cultura, mas domina outros sectores, que lhe dão mais jeito. Repararam que nenhum jornal teve coragem de pegar no assunto. Porque será?!

    ResponderEliminar
  4. pudera! encartes como aquele no jn dão mais a ganhar do que "a notícia" propriamente dita, e como às administrações não convém matar a galinha dos ovos de ouro. também não é preciso fazer muito para que a ocorrência que sugere não seja objecto de tratamento jornalistico, basta que se esteja perante o risco de perder o cliente - que têm sempre de sair satisfeito. a isto chama-se auto-censura.
    c-b

    ResponderEliminar