sábado, julho 07, 2007

Críticos de teatro


Não tenho a certeza de que "Ricardo II", de Shakespeare, em cena até amanhã no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, seja a melhor encenação de Nuno Cardoso. Mas tenho a certeza de que nele - e nunca perdi uma peça -, o que não é superlativo continua a ser muito bom. Melhor do que a maioria, definitivamente. De tal forma, que a comparação entre o trabalho dele e o que se assina no resto do tecido teatral português será profundamente injusta. São campeonatos diferentes.
No entanto, há qualquer coisa de vagamente suspeito nos críticos de teatro, que parecem encarar alguns criadores como equipas de futebol. Sendo impossível gostar do Benfica e do Sporting ao mesmo tempo, ficamos claramente sem perceber o que os motiva, para além da peça, a escrever o que escrevem. Mas ficamos com a clara sensação de que não é, apenas, o objecto da avaliação. Será uma qualquer espécie de 'clubite' que escapa à maioria? Guerras pessoais?
Para Rui Pina Coelho, do Público, o encenador "cria algumas cenas e imagens magníficas" (...) transformando Ricardo II "num espectáculo forte no um-para-um e com um grande poder de drible. Remata bem com os dois pés e tem um bom poder de elevação - golo de Cardoso." Helena Osório, no Jornal de Letras, subscreve a ideia.
Pelo contrário, para Miguel Pedro Quadrio, do DN, a peça "é um jogo equívoco e falhado", onde "os figurinos futebolísticos são duma ironia exuberantemente pop, tão desnecessária quanto óbvia" e os actores "mais parecem rapazolas num recreio escolar." João Carneiro, no Expresso, segue-lhe as pisadas. "A elementaridade dos conceitos de encenação redimensionam a peça no sentido não exactamente da insignificância mas de uma lamentável banalidade." E o título? "Com as mãos sujas", nomeia o crítico. Para quem é o recado?
PS.: R2, ensaio sobre o ensaio de Shakespeare, com 14 rapazes e raparigas dos bairros do Zambujal e da Cova da Moura, que também termina amanhã, é um exercício absolutamente notável e comovente.

1 comentário:

  1. Olá gostaria que vcs fossem assistir o espetaculo Ninguém ede ninguem da obra de Zibia Gaspareto para fazerem suas criticas.
    www.ninguemedeninguem.com

    ResponderEliminar