sexta-feira, dezembro 07, 2012

Irreal social

[Alex Stoddard]

Há já algum tempo que Portugal me faz lembrar a Rússia do séc. XIX. Fazia. Até hoje. A partir de hoje, Portugal passa a ser o México dos gangues autorizados.

Uma pessoa vem na auto-estrada em direcção ao Porto, são quatro da tarde, a estrada está deserta. Somos nós e um carro da GNR. Só. Ultrapassamos. Uns quilómetros à frente, a GNR manda-nos encostar. Em plena auto-estr...ada. Paramos. O agente revista tudo, não encontra nada. E como não encontra nada, dispara:
- "Vou passar-lhe uma contra ordenação, porque quando nos ultrapassou percorreu dois quilómetros na faixa do meio antes de passar para a da direita."
- "Desculpe?! Está a brincar, não está?!"
- Não. São 60 euros. Paga já ou fica com a carta apreendida."

A multa é tão surreal que me rio, não consigo sequer irritar-me. Pergunto que parte da multa reverte para a GNR. 10%. Multas à comissão, portanto. Tento pagar com multibanco, o multibanco da GNR não funciona, não tem bateria. Entretanto, já passaram mais de vinte minutos, estamos parados na auto-estrada, onde supostamente não se deve parar. O agente, que não tinha mais de 25 anos, treme, aflito com o embaraço da maquineta multibanco. Solução: escolta policial até a estação de serviço mais próxima.

Chegamos lá, o multibanco não tem dinheiro.
- "Pode fazer o pagamento através de pagamento de serviços."
- "A máquina não tem dinheiro nem recibos."
- "Nesse caso, tem de ficar com a carta apreendida até pagar."
- "O senhor passou-me uma multa, uma multa surreal, não tem como cobrá-la e eu é que fico com a carta apreendida?!"

Portugal é isto. Do local do crime até à estação passaram uns vinte carros, todos pela faixa do meio, perguntei porque não mandou parar todos.
- "Um agente não pode cantar e assobiar ao mesmo tempo."

Está tudo dito. Cuidado quando virem um carro na GNR na estrada, são assaltantes armados, autorizados, perigosos. O agente chamava-se Matos, como o mágico. Em meia hora fez desaparecer 60 euros. Portugal é esta merda!

3 comentários:

  1. .... "...o méxico dos gangues autorizados" Muito bom. Rir do absurdo é o podemos fazer...

    ResponderEliminar
  2. "... o México dos gangues autorizados" - Portugal tem muita gente assim!!!

    ResponderEliminar
  3. Isso pede Reclamação da contra-ordenação urgente.

    Fazê-lo é um dever cívico.
    Não fazer é pactuar com o assalto à mão armada.

    Ficas-te ?

    ResponderEliminar