terça-feira, abril 04, 2006

Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI)

Estive a fazer contas: uma pessoa que compre uma casa aos 20 anos e tenha a sorte de viver 80 anos, acaba por pagar quase uma casa e meia - uma casa inteira ao proprietário; meia casa à Câmara. Se pensarmos que o banco nos leva, em juros, cerca de um terço do valor da casa, no fim da vida pagamos praticamente duas casas. Se considerarmos ainda que, quem vier a seguir, há-de continuar a pagar o raio do IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis), ao fim de algum tempo (não consegui prolongar as contas) a casa custou mais do dobro do preço inicial. Ou seja, nunca chegamos a ser verdadeiramente proprietários de nada. Somos sempre inquilinos da autarquia.

4 comentários:

  1. É o nosso admirável mundo novo...

    Recebi uma linda cartinha com um valorzinho para pagar até ao fim do mês. Dúvida existêncial do momento: quando é que começo a assaltar bancos?

    Depois pagamos tudo e fica uma sensação desagradável que ninguém respeita os dinheiros do Estado - de todos nós - e que é um fartar vilanagém...

    Fenómenos inevitáveis?

    ET

    ResponderEliminar
  2. Caríssimo escorpião, o que é o meu post senão um desabafo indignado depois de ter sido presenteada com essa mesma cartinha?!

    ResponderEliminar
  3. Também recebi a cartita, olé! É coisa para 200 euros. Banqueiros deste país: reforcem a caixa-forte do estabelecimento, antes que eu me desgrace!

    ResponderEliminar
  4. Pois

    Eu tremno a pensar que já sofaltam 3 anos para eu também começar a receber cartinhas dessas...

    AM

    ResponderEliminar