segunda-feira, junho 08, 2009

No rescaldo das eleições

O PSD conseguiu ontem um resultado histórico nas eleições, e não se trata do facto de ter ganho pela primeira vez em 20 anos as Europeias e muito menos de ter ganho ao PS quando as sondagens indicavam o contrário. De todos os partidos que ganharam (o BE ganhou porque triplicou o número de deputados; o PCP ganhou porque teve a maior subida em 15 anos; o CDS-PP ganhou porque provou que as sondagens valem o que valem; o MEP ganhou porque foi o mais votado dos menos votados...) o PSD foi o único que conseguiu perder, ganhando.

Perdeu porque perdeu para a Europa a única figura social democrata que conseguiu capitalizar alguma credibilidade nos últimos tempos. Logo, aquela ideia de que "o PSD recuperou o mítico estatuto de verdadeira alternativa ao PS" é tanga. Perdeu porque quase todos os militantes do partido, ou pelo menos do aparelho, foram contra Manuela Ferreira Leite quando ela, a solo, escolheu Paulo Rangel. Logo, não deixa de ser irónico que tenha sido José Pedro Aguiar Branco, seguido de Rui Rio - os dois principais ofendidos com a escolha -, dois dos primeiros a vir cantar vitória. Perdeu porque com a esperança adquirida à boleia destas eleições de poder vir a constituir governo, o PSD mostrará brevemente o pior da política: barões e baronetes que até aqui andaram eclipsados não tardarão a ajoelhar-se aos pés de Ferreira Leite garantindo que nunca a abandonaram. E é ainda no PSD que está o principal derrotado da noite: Pedro Passos Coelho. Em meia dúzia de horas, o homem que julgava ser o futuro do partido viu-se subitamente emprateleirado no passado sem nunca ter chegado a ser presente.

José Sócrates perdeu. Nada a dizer. Admitiu-o com dignidade. E dignidade não é, ao contrário do que tantos desejavam, fazer um discurso anunciando que vai fazer tudo ao contrário do que até agora apregoou. Isso não seria humidade; seria estupidez. Vital Moreira é demasiado mau. Mau sobretudo porque julga que o país ainda é o país do povo parvo que embandeira em arco quando alguém grita: "Aquilo é uma roubalheira". Apanha que é ladrão! Aliás, a grande conclusão desta noite é que não só o PSD não é alternativa ao PS como o PS não é a alternativa ao PSD. O povo deixou de ser parvo, aprendeu a contar, percebeu que o poder não tem que saltar sempre só entre dois partidos.

O BE ganhou. Nas urnas e não só. Continua a ser o único partido com uma insondável capacidade para descobrir gajas boas: quem é aquela Marisa não sei quê?

PS.: A Sic também perdeu. Passou a semana inteira a anunciar a colecção de repórteres, os cenários, a tecnologia, os comentadores (a estreia de Ricardo Araújo Pereira) e a cereja: as sondagens para as legislativas. Depois, demorou tanto tempo a apresentar os resultados da dita sondagem que acabou por ser comida pela TVI, que também tinha sondagem semelhante: o PS ganha, mas sem maioria. Como se isso não bastasse, quando a Ana Lourenço pede um comentário a António Barreto, o sociólogo mata o que sobra da festa: "A sondagem é inútil, já está desactualizada".

1 comentário:

  1. Uma imensa minoria, por enqunto ainda (já) é o 6.º maior partido. Vamos apagar Portugal:

    http://hipocrisiasindigenas.blogspot.com/2009/06/eu-voto-branco-parte-i.html

    Saudações Democráticas,

    ResponderEliminar