sábado, julho 04, 2009

Manuel Pinho num país de cínicos


Manuel Pinho vai ser a piada deste Verão e há-de recordado durante anos a fio, sempre que a comunicação social quiser recapitular as gaffes dos políticos. Alguns directores de jornais, seminaristas de vão de escada, estão radiantes com o episódio (o JN, ao contrário, publicou ontem um editorial lúcido e notável). A maioria dos comentadores está em delírio (de notar que Pacheco Pereira e Lobo Xavier, insuspeitíssimos, não sobrevalorizaram o gesto). O twitter, esse recreio Playmobil para adultos, empacotou com os insultos ao que considerou ser um insulto. E os deputados devem ter tido orgasmos múltiplos. O PSD, há muitos anos que não sabia o que era cheirar o poder (embora não saiba claramente que conteúdo dar a essa hipótese poder). E o PC, se tivesse vergonha, obrigava Bernardino Soares a dizer qualquer coisa. Já não digo pedir desculpa, mas dizer qualquer coisa. E, finalmente, Cavaco Silva está com uma espécie de incontinência verbal (alguém lhe dê um bolo rei, por favor!)

O país moralista surfa assim a onda de hipocrisia, feliz e certo dos seus inabaláveis princípios, abrigando-se à sombra de Sartre: ah, o inferno! O inferno são sempre os outros! Virgens pudicas, sacerdotes, criaturas Omo-branco-mais-branco-não-há, uniram-se assim contra o mais deseducado dos seres, esse homem que não sabe comportar-se na impoluta câmara de todas as decisões, esse ministro malvado que ousa - Pasme-se! Parem as máquinas! - erguer dois dedos indicadores em sinal de protesto, de indignação, de seja o que for. Dois dedos que todos interpretaram como dois chifres, dois cornos (Rápido, rápido, fotografem, distribuam a prova!). Não faz sentido. Para mim, aquilo eram duas orelhas. Duas orelhas de burro para Bernardino. É menos grave? Não é. Mas se há imagem que não vale por mil palavras, aquela é essa imagem. E não vale, porque o deslize em nada é inferior aos piores deslizes verbais que ali se ouvem sempre. De todos os deputados.

Manuel Pinho sai dramatica e injustamente pela mais pequena das portas no dia em que o debate da nação correu particularmente mal à Oposição. Quatro anos e meio de legislatura, tão bela oportunidade para fazer perguntas e ninguém tinha uma única pergunta verdadeiramente importante para fazer, e sobretudo nenhuma que tenha ficado sem resposta. Paulo Portas queria a descida do IVA. Ah, mas só valia se tivesse sido em Março, agora já não vale! Paulo Rangel, incomodado com as "palmas soviéticas" do PS (estaria surdo quando a sua bancada urrou?!), preocupado com os 3D que assolam o país - Desemprego, Défice, Dívida externa - acusou Sócrates de ser o primeiro-ministro dos anúncios. Pois, bom-bom era que não tivesse nada para anunciar. Pena é que Manuela Ferreira Leite, querendo constituir Governo, não tenha ainda anunciado nada. Ah! Vai mudar tudo, "rasgar" tudo, mas para fazer o quê? Alguém sabe? Ela própria saberá? E depois, o PSD disse a 7 de Junho, dia das eleições europeias, que o Governo acabara de entrar em gestão; mas agora já é o descalabro Teixeira dos Santos acumular duas pastas nos menos de três meses que sobram.
Compreendo perfeitamente Manuel Pinho, a sua indignação e a sua tão terrena perda de controlo. Não fiquei envergonhada com o gesto, tenha ele significado chifres, orelhas de burro ou simplesmente, vai para o diabo! Fiquei envergonhada com o cinismo de todos os que se indignaram a seguir.

Acho que foi, mas não tenho a certeza, João Pereira Coutinho que escreveu uma vez que em Portugal os eleitores estão ao nível dos políticos, ou talvez até alguns níveis abaixo. Se o PSD ganhar as próximas eleições, isto não podia ser mais verdade. Os portugueses não querem políticos-pessoas; querem santos, mas os santinhos estão no altar, têm pés de barro e também se partem.

3 comentários:

  1. TAMBEM COMPREENDESTE BEM A INDIGNAÇÃO DO CLINTON.
    ESTA MALTA DA ESQUERDA QUE LUTOU PELO ABORTO, PELO CASAMENTO GAY E QUEJANDOS É UM ESPECTACULO.
    O SANTANA ERA UMA DESGRAÇA, NÃO ERA?
    AI MEU DEUS QUE COERENCIA DONA HELENA!

    ResponderEliminar
  2. Adoro comentários anónimos!

    ResponderEliminar
  3. Caríssima Helena

    Agradeço mais uma "posta" que considero lúcida e HONESTA, neste pais de cínicos, como refere, mas sobretudo, de DESONESTOS (intelectualmente, claro, mas se calhar não só).

    A este propósito comentei no "Servir o Porto" (do Pedro Baptista:
    _______________________________________
    Caro Pedro

    Estava mesmo para deixar passar este assunto sem comentar, pois provavelmente seria esse a comentário mais indicado: “sem comentários”.

    Não porque reprove o gesto do ministro Pinho, longe de mim reprovar um gesto que, a meu ver até o enobrece.

    (Apesar de nem um milhão de gestos iguais puderem compensar as toneladas de dislates e disparates em que tem sido pródigo, o que faz dele afinal apenas um exemplo mais visível da mediocridade em que votais e que Vos representa e governa)

    Mas sim porque serviria apenas para acrescentar mais fumaça à fumaça com que quase todos, desde os queridos líderes das oposições ao mais insignificante director de pasquim de província, tem usado para esconder as reais preocupações a que deveriam atender os Portugueses:

    O Desemprego, a Miséria e a Fome que já é a dura realidade para tantos e o fantasma que atormenta tantos mais.

    Não, depois de Ronaldo, de eleições no Benfica, do foguete nos collants da Srª Dona Ferreira Leite (que nunca mente, nem com um dente), nada mais oportuno que o episódio dos cornos do Manuel Pinho!!!!!

    Não Pedro, não ia comentar nada disso, apesar de me ter desgostado o seu comentário, não fora o facto de ter agora ouvido no rádio, esse modelo de virtudes democráticas a que chamam Presidente da República, ter, mais uma vez, descido do seu pedestal majestático, para juntar a sua voz piedosa à dos que clamam contra tal desrespeito à “casa da democracia” onde se reúnem os “representantes do povo” !!!!

    Este nunca mais aprende o quanto o silêncio o faz parecer sábio...

    Não fora o facto de recear algum ostracismo ou exorcismo, acrescentaria agora em “negrito” , sublinhado e tamanho grande, o termo usado pelo saudoso Pinheiro de Azevedo e que (enquanto eu alinhava estes “bitaites”) o Pedro Aroso ousou escrever (o que eu ouvi por escrever “PORRA” no SEDE…

    Casa da Democracia, sr Cavaco Silva? Mas de que democracia????
    Representantes do Povo, sr. Cavaco Silva? Mas de que Povo????

    Claro que Pinho tinha a obrigação de saber no que se metia…

    Claro que todos sabemos que um das tácticas usadas dentro das quatro linhas, quando se pretende anular um adversário, é provocá-lo insistentemente, longe dos holofotes, até o forçar à falta grosseira em frente às câmaras…

    Claro que um gesto infeliz (quando mostrado nas TVs no noticiário das 20:00) é muito mais importante que o ROUBO descarado ao Estado (a todos NÓS) que é feito e promovido diariamente pelos sucessivos governantes e autarcas que se vão sucedendo…

    Claro que tudo isto é muito mais importante que o futuro dos nossos filhos.

    E claro, se até um Pedro Baptista, alinha no foguetório, como é que um cretino dum Cavaco podia ficar de fora…

    Um abraço e desculpem o desabafo

    António Moreira

    ResponderEliminar