Mostrar mensagens com a etiqueta Sándor Márai. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Sándor Márai. Mostrar todas as mensagens

domingo, junho 03, 2012

Sándor Márai: A herança de Eszter


"Transcorrido um certo tempo, nada se pode "pôr em ordem" entre duas pessoas; compreendi essa verdade sem esperança naquele instante, quando nos sentámos, ali, no banco de pedra. O homem vive, e corrige, e ajusta, edifica, e destrói, algumas vezes, a sua vida; mas, passado um tempo, dá-se conta de que o todo, tal como está, por força dos erros e do acaso, é imodificável. Quando alguém emerge do passado para anunciar, em voz comovida, que quer pôr "tudo" em ordem, só podemos lamentar e sorrir das suas intenções; o tempo já tudo "pôs em ordem", à sua estranha maneira, da única maneira possível. 

(...) Não basta amar alguém. É preciso amar com coragem. É preciso amar de tal modo que nenhum ladrão, ou má intenção, ou lei, lei divina ou deste mundo, possa seja o que for contra esse amor. não nos amámos com coragem... foi esse o mal."

sexta-feira, janeiro 20, 2012

Sándor Márai: As velas ardem até ao fim


É muito provável que hoje tenha lido um dos melhores livros da minha vida...

"Quem sobrevive ao outro é sempre traidor. (...) Sobreviver a alguém , a quem amámos tanto que teríamos sido capazes de matar por ela, sobreviver a alguém, a quem estávamos ligados de tal maneira que quase morremos por isso, é um dos crimes mais misteriosos e inqualificáveis da vida."